segunda-feira, 9 de maio de 2011

Armas desde o Inicio dos tempos


Sabias que o ser humano do neolítico se defendia com armas criadas a partir de pedras afiadas?
E Sabias que, se não fosse a invenção da arma de fogo não teríamos a modalidade de tiro desportivo nos jogos olímpicos?
pensaste que se não tivessem inventado as armas de fogo andarias descansado na rua sabendo que o polícia não te poderia proteger?

O ser humano sempre teve a necessidade de se defender, começando por usar as próprias garras e dentes, até às mais recentes shotguns. As armas começaram a ser uma grande indústria, causadoras de grandes guerras e responsáveis por muitos mortos, tudo envolta da busca pelo poder. Quanto mais armas tem um país, mais poder detém em relação aos outros.



O Homem da pré-história criou as primeiras armas, com a finalidade de caçar animais para arranjar alimento, e também devido à necessidade de se proteger.
A primeira arma, começou por ser uma pedra lascada, mas o homem Neandertal percebeu, que se a conseguisse lascar de modo a ficar mais pontiaguda e cortante, ficaria também mais mortal. As armas eram simples, feitas de pedras e galhos de árvores, mas capazes de causar pequenos ferimentos tanto ao próprio utilizador como a algum possível inimigo.

Com o passar do tempo e com a descoberta do metal em 9.000 a.C., as pedras e a madeira deram lugar as armas feitas em aço, como espadas, lanças e machados.
Com o desenvolvimento deste tipo de armas, a sua posse passou a ser concedida apenas aos mais bravos e corajosos, surgindo, os exércitos que mantém a mesma função até à actualidade.


Outra revolução no campo das armas, foi feita pelos chineses entre os séculos XV e XVI, a invenção da pólvora. Desde então, surgiu a arte da guerra a um ritmo nunca antes imaginado, canhões e pistolas conseguiam lançar projeteis a grande velocidade e distancia.


A indústria bélica não se ficou por ai, por volta de 1836, eram inventados os revolveres por Samuel Colt. Uma arma capaz de se recarregar automaticamente havia sido inventada.

As armas de fogo desenvolveram-se cada vez mais com as Guerras mundiais, pois era necessário ter a ultima tecnológia para conseguir vencer o adversário. Mas não só as armas de fogo se desenvolveram, também as armas quimicas e biológicas.



O Homem com a sua própria evolução, levou a acção das armas cada vez mais longe, até se tornar na verdadeira ameaça que é hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário